quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Programa Zona Livre

O programa Zona Livre é uma produção dos alunos do sexto período do Curso de Comunicação Social, habilitação de radialismo. É atividade da disciplina Direção de Programas de Rádio II, que também tem projeto de ensino-monitoria desde 2005. A veiculação do programa, inserido na programação de uma emissora de rádio AM, dá-se via convênio entre a Universidade Federal da Paraíba e a Rádio Tabajara – Superintendencia de radiodifusão.

Enquanto projeto de monitoria, é intitulado Zona Livre – Programa Radiofônico Semanal do Curso de Rádio e TV da UFPB e teve início em 2005, quando foi desvinculado do projeto Espaço Experimental, que inicialmente unia duas disciplinas: Laboratório de Radiojornalismo (habilitação de Jornalismo) e Direção de Programa de Rádio II (habilitação de Radialismo), do curso de Comunicação Social.

Nos períodos letivos de 2005.1 e 2005.2 o projeto foi orientado por três professores: Sônia Maria de Lima Santos (2005.1), Henrique França (início do período 2005.2) e Norma Meireles (2005.2, a partir de 17 de abril de 2006 ), que é a atual orientadora. Inicialmente, o programa era transmitido das 14h às 15h, sendo alterado, posteriormente, para o horário das 11h às 12h. Hoje, a transmissão acontece das 10h às 11h, devido às mudanças na grade da programação estabelecidas pela emissora.

O principal objetivo do Programa Zona Livre é a prática dos alunos matriculados na disciplina Direção de Programa de Rádio II. Onde, divididos em grupos, eles têm a oportunidade de vivenciar todas as etapas da produção radiofônica, trabalhando na direção, pauta, redação, reportagem e locução em programas ao vivo e gravados.
No primeiro ano do projeto, todos os programas eram gravados, passando no ano de 2006a ter um programa ao vivo para cada grupo. A quantidade de programas ao vivo foi aumentando a cada período e, hoje, cada equipe realiza apenas uma ou duas produções gravadas.

A disciplina funciona em dois momentos: o primeiro em sala de aula e o segundo, no estúdio da Rádio Tabajara (para os programas ao vivo) e no estúdio de rádio e laboratório de informática do Departamento de Comunicação Social da UFPB (para os programas gravados).

Enquanto uma parte dos alunos está em processo de gravação no estúdio, outra parte se reúne com os monitores para editar o material já gravado. Professor e monitores se reúnem semanalmente para observar e discutir as dificuldades e facilidades dos alunos no processo de produção e execução dos programas radiofônicos.

Com sessenta minutos de duração, o Zona Livre é produzido e apresentado pelos alunos da disciplina acima citada, com orientação da docente responsável e auxílio dos monitores sejam eles bolsistas ou voluntários. Aos monitores, também cabe produzir programas em períodos de recesso escolar para que a periodicidade semanal seja mantida.

Durante os quatro anos de veiculação do programa, os alunos têm trabalhado os mais diversos gêneros e temas em programas gravados e ao vivo. Com a pauta aprovada pela professora orientadora da disciplina, os gêneros variam entre jornalístico (com documentário jornalístico, entrevista, mesa-redonda, programa esportivo, etc.); entretenimento (com programa musical e peça radiofônica); educativo-cultural (com documentário educativo-cultural) e variedades. Abrindo, assim, um espaço para o universitário experimentar.

Um comentário:

  1. Norma,
    Esse trabalho de rádio com web que você desenvolve na universidade junto à alunos e monitores é muito bonito. Difundir as informações de modo responsável e comprometido, elaborar textos, peças, mesas redondas, entrevistas, etc requer do aluno criatividade, pesquisa e novas aprendizagens. Espero que esse projeto possa ''bombar'' e ser modelo em muitas outras instituições.
    Abraços,
    Héllida

    ResponderExcluir